Criar uma Loja Virtual Grátis
 Sky-Net

Rating: 3.0/5 (66 votos)








Total de visitas: 1474
photoshop Cs5

 

Passo 1

Abra o Photoshop CS 5 Extended e com a Horizontal Type Tool (T) digite 3D usando a fonte Impact.

 

Passo 2

Vá até 3D>Repoussé>Text Layer, essa é a nova ferramenta 3D 'built-in' no Photoshop CS Extended. Com a Repoussé nós conseguiremos criar todos os tipos de extrusions de text layers, selections e layer masks. Neste caso vamos usar text layer.

Assim que a janela de ajustes Repoussé estiver aberta você verá alguns ajustes para fazer. Primeiro você pode escolher entre Shape Presets, que tem uma 'basic extrusion', tipos diferentes de bevels e outros presets. Para esse tutorial usei o básico, mas mudei os extrude values para criar o efeito que queria. Você também tem ajustes Materials, Bevel, Scene e Inflate mas no momento não vou me aprofundar neles pois também preciso aprender mais sobre essas opções para preparar novos tutoriais.

Para os ajustes Extrude usei 4.94 para Depth e 0.30 para Scale para que o 3D pareça estar saindo do chão em direção ao céu, com uma forte perspectiva.

Outra coisa legal aqui é que você pode girar, escalar e mover o objeto até que encontre a posição correta.

Passo 3

Esse é o texto 3D que queria. No passado teria que usar outro tipo de software para ter esse resultado, o Illustrator ou uma app 3D como Cinema 4D por exemplo, agora posso fazer isso no Photoshop.

 

 

Passo 4

Para adicionar e esitar texturas também é bem fácil. Como no Photoshop CS 4 nós temos o 3D palette onde podemos editar nossos objetos 3D, você pode acessar esse palette indo até Window>3D. Selecione o 3D object e então você terá a 3D front Inflation3D front Bevel, 3D extrusion..., em todas essas áreas você consegue aplicar materials. Selecione 3D Extrusion Material e no Diffuse clique no folder perto da cor (1) e selecione Open Texture. A textura será aberta em uma nova janela, como quando você edita Smart Objects. Então nessa janela você pode criar seu material.

Eu estou usando uma textura de tijolos do Shutterstock que você encontra aqui. Ajuste sua textura em relação as cores e salve esse arquivo. O Photoshop vai atualizar automaticamente o objeto 3D com a nova textura. Se você quiser deixar os tijolos menores apenas clique novamente no ícone perto da cor e selecioneEdit Texture. Uma dialog box com Texture Properties vai abrir e nela você poderá ajustar a UV Scale and Offset. Usei 10 para U and V Scale.

A última coisa aqui é aplicar a mesma textura ao Bumpmap (4). Simplesmente repita a mesma coisa. O bump vai adicionar profundidade a textura.

 

Passo 5

Agora selecione 3D Front Inflation Material e repita a mesma coisa que fizemos no passo anterior, dessa vez no entanto, estou usando outra textura. Uma textura de concreto, também cortesia do Shutterstock que você encontra aqui.

 

Passo 6

Assim que trocar os materials, esse será o resultado que terá. Como você pode ver, o processo é bem mais simples do que usar diferentes ferramentas

 

 

Passo 7

Como você pode ver tem também uma luz. Você pode adicionar essas luzes para deixar sua cena mais realista. Nessa parte eu tenho apenas uma luz. É uma Point Light com Intensity de 2. Ela também cria sombras, onde coloquei 100% em softness para deixar as sombras suaves.

 

 

Passo 8

Nesse passo eu comecei misturando o objeto 3D com objetos 2D, nesse caso, uma foto que tirei de um avião enquanto viajava. Quis dar um toque legal a minha imagem, então primeiro fui até Image>Adjustments>Hue and Saturation e troquei o Hue para -10, a Saturation para -65 e a Lightness para 10. Depois fui atéImage>Adjustments>Color Filter. Selecionei laranja para cor e 50% density. E por fim, fui atéLayer>New Adjustment Layer>Gradient Fill. Usei cinza e preto no gradiente com Radial em Style, para que o cinza fique no centro do radial gradient. Depois disso troquei o Blend Mode do Gradient Fill paraColor Dodge para criar o sol por trás do texto 3D.

 

Passo 9

Adicione uma nova layer acima das outras layers, incluindo o 3D object. Nas cores use preto e branco e vá até Filter>Render>Clouds. Troque o Blend Mode para Color Burn.

 

 

Passo 10

Com a Eraser Tool (E) delete partes da layer deixando apenas a parte de baixo. Use a imagem abaixo como referência.

 

 

Passo 11

Eu já mostrei para vocês como criar nuvens usando a Brush Tool (B), então vamos fazer isso novamente. Adicione uma nova layer acima das outras e vá até Window>Brushes. Para os ajustes do brush use a imagem abaixo como referência. A parte mais importante é a Texture , onde você vai selecionar a 'clouds pattern'. Também é importante notar que se você aumenta o tamanho do brush, vai precisar aumentar a escala do brush texture.

 

Passo 12

Selecione a Brush Tool (B) e branco para a cor. Com o brush que criamos comece a pintar algumas nuvens. Primeiro pinte apenas algumas nuvens, como na imagem abaixo (1-2)

 

Passo 13

Selecione um marrom claro e pinte mais nuvens, especialmente sobre as nuvens brancas que fizemos no passo anterior.

 

Passo 14

Agora selecione novamente branco e pinte mais nuvens. A ideia desses três passos era adicionar profundidade em nossas nuvens adicionando áreas mais escuras.

 

Passo 15

Importe uma foto de uma pessoa para colocar em nossa cena. Estou usando uma mulher sentada em uma cadeira, a foto foi cortesia do Shutterstock e você a encontra aqui. Depois disso extraia o background da imagem e copie e cole no seu design. Selecione apenas a mulher e a cadeira e vá até3D>Repoussé>Current Selection.

Passo 16

A ideia aqui é criar um objeto 3D a partir de uma foto 2D para que possamos a posicionar de um jeito legal e criar algumas sombras. Vamos também brincar e aprender com a ferramenta Repoussé. Troque a Depth para 0.1 e scale para 1. Remova os materials deixando apenas o da frente. Agora um detalhe importante, emInternal Constraints, troque o Type para Hole, isso vai criar buracos nas áreas que são transparentes.

Omais uma vez, gire, mova e escale seu obejto até que encontre a posição correta para ele.

 

Passo 17

Para criar uma cena 3D com texto 3D e a mulher, nós precisaremos fazer merge deles em uma 3D layer. Para fazer isso é simples, selecione as 3D layers e vá até 3D>Merge 3D Layers. Fazendo isso você vai criar uma 3D layer com os dois objetos. Então no 3D Palette você vai ver o texto 3D e a mulher, onde você vai poder editar eles.

 

Passo 18

Agora o mais importante a fazer é ajustar seus objetos na cena 3D (1). Mova as luzes para que possa iluminar a cena da maneira certa e brinque com os outros objetos. Como mencionei antes, ainda estou aprendendo e o melhor nessas horas é testar coisas diferentes.

Para ver todos os objetos 3D clique no ícone na parte de baixo do 3D palette, aquele do olho e selecioneSh

ow All. 

Passo 19

A melhor coisa da ferramenta Repoussé é que você pode editar objetos 3D a qualquer momento do seu processo, então se achar que outra posição ficaria melhor, é só tentar.

 

Conclusão

Assim que posicionar todos os elementos 3D tem um passo extra a fazer que é diferente do fluxo Photoshop que é fazer render do 3D object usando o Raytrace Final mode. Photoshop vai então fazer render do objeto e criar as sombras e detalhes. Geralmente leva alguns minutos para fazer isso, mas é uma etapa necessária do processo. Se você está acostumado aos outros softwares 3D, já sabe disso.

Então basicamente, nesse tutorial/making-of eu mostrei a vocês um pouco dessa incrível nova ferramenta que vem com o novo Photoshop CS5 Extended. Ainda tem muita coisa para aprender e praticar, mas tenho certeza que a Repoussé será muito útil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível  -  Criar uma Loja online Grátis  -  Sites Grátis sem Limites  -  Criar uma Loja Virtual Grátis